Blog

Os encantos do concreto aparente

Compartilhar no Facebook Tweetar
28.04.2017


Ele já foi tido como sinônimo de algo mal acabado, mas hoje figura entre as soluções mais charmosas para fachadas. É o concreto aparente, técnica coloca o cimento como um acabamento exposto, superbelo e sofisticado. O charme contemporâneo paralelo ao toque rústico garante um visual interessante tanto para fachadas quanto em elementos internos. É também uma alternativa que traz redução de custos por não necessitar de trabalho pós-aplicação. Grandes obras famosas de Oscar Niemeyer situadas em Brasília são executadas em concreto aparente, algo que reforça seu valor estético.
Porém, é uma solução que exige cautela. O trabalho deve ser realizado por profissionais capacitados, para evitar problemas futuros e garantir durabilidade. O ideal é que seja executado com fôrmas adequadas e equipamentos específicos, evitando o surgimento de imperfeições. Empresas como a Audax Construções podem indicar as melhores alternativas em cada tipo de obra.

É durante a aplicação, aliás, que é definida a textura. Sua aparência pode ser mais rudimentar ou lisa, algo que varia conforme as características do projeto. Existe também a possibilidade de aplicar o concreto aparente mesmo depois que as paredes do imóvel já estejam prontas, instalando com painéis de fechamento ou peças pré-moldadas.
No que se refere à manutenção, poucos são os cuidados a serem tomados, e que podem deixar o concreto aparente como novo por anos. Não se deve usar sabão ou detergente, limpando então somente com água sob pressão. Uma ótima dica é aplicar verniz ou silicone depois da execução, já que o concreto aparente é essencialmente poroso.
Audax Construções

© 2016. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Demand Tecnologia