Blog

Consumo consciente! Como sua obra pode economizar água

Compartilhar no Facebook Tweetar
25.04.2018


Foto: Jim Van Gundy/divulgação

Como ocorrem crises de água em muitas partes do mundo, evitar o desperdício é de extrema importância. A construção civil tem papel fundamental nessa questão. Afinal, o mercado oferece diversas opções que ajudam a economizar água e reutilizá-la. A reutilização pode ser feita com água da chuva ou até mesmo aquela que você deixa cair enquanto espera o chuveiro aquecido por gás esquentar.

Um sistema de reaproveitamento pode ocorrer em cisternas ou em tanques subterrâneos. A água da chuva, por exemplo, precisa do auxílio de calhas para ser direcionada até uma cisterna. Há a necessidade de filtros para separar o material que possa vir junto com o líquido. Esse elemento só pode ser utilizado para fins não potáveis, como lavação de carros, pátios e regar jardins e hortas.

Além disso, se tiver um amplo espaço na residência, é possível construir um reservatório doméstico. Esse sistema serve para reutilizar a água do chuveiro e da máquina de lavar roupas. Para realizar essa decantação, é essencial que tenha clorador, uma bomba e uma caixa de areia – economizando até 90% da água do banho.

Outra que pode ser aproveitada também é a água das piscinas, que muitas vezes acabam sendo esvaziadas de maneira incorreta. Em épocas mais quentes, as pessoas enchem suas piscinas, gastando entre 5 mil a 20 mil litros de água – realizando a troca frequentemente. Sendo assim, a água pode ser reutilizada por meio da instalação de um reservatório na saída de limpeza – passando por uma peneira fina – fazendo com que ela não vá para o esgoto e seja coletada.

Mudanças como essas ajudam o meio ambiente e evitam o desperdício, o que acaba gerando economia na conta. A Audax Construções conta com uma equipe especializada para te ajudar na escolha de qual sistema de reutilização melhor se adequa ao seu projeto.
Audax Construções

© 2016. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Demand Tecnologia